
Parece um contrassenso, mas acontece que o gelato não tem a mesma consistência do nosso sorvete. É mais cremoso e, portanto, mais suscetível ao calor, derrete muito rápido. Logo, é bem difícil consumi-lo num dia mais quente: o cidadão periga ficar com a mão toda melecada.
Sabores -Vi muitos sabores de gelato (tive a felicidade de estar em Firenze quando a cidade teve seu primeiro Festival de Gelato!), provei vários e fiquei completamente apaixonada por alguns.
O primeiro gelato que tomei foi uma composição de quatro sabores: stracciatella (flocos), nocciola (avelã), pistacchio e, como adoro sorvete de creme, crema. Só que creme lá na Itália, não sei porque, tem gosto de laranja (?!).
Provei tantos que posso até desenvolver um top 5 dos meus preferidos:
- Fior-di-latte & menta - especialidade de uma rede de gelaterias, a Grom, esse sabor junta mozarela (tipo bola) e menta. Delicioso quando combinado com cioccolato fondente, outro preferido.
- Pistacchio - Nunca gostei muito de sorvete de pistache aqui no Brasil, mas agora descobri o porquê: porque simplesmente não tem gosto de pistache. Até a cor é diferente.
- Cioccolato fondente - É chocolate em estado roots, hard-core; super escuro.
- Nocciola - Um clássico das gelaterias italianas, facílimo de achar.
- Limoncello - versão em gelato da tradicional bebida alcoólica, copia até a cor amarelo-cheguei. Muito, mas muito bom mesmo!
Vi gelatos de pistacchio ainda mais escuros que este.
Mas este ainda tem a cor bem natural.
Ao contrário dos sorvetes de pistache brasileiros...
Ai, esse post acabou comigo! QUE DELÍCIA!
ResponderExcluir