Google Analytics

sábado, 19 de junho de 2010

Comendo no restaurante

Quando me preparava para vir a Itália, dei uma folheada em alguns guias turísticos, para saber como me portar nos restaurantes, etc. Em vários deles, encontrei a dica de que, para economizar na comida, podia-se pedir junto com uma pessoa um primo e um secondo piatto (massa e um prato com carne, na maioria das vezes) e dividir depois. Mas, vamos por partes, que isso pode dar problema.

Primeiro porque a dica não se aplica a todos os restaurantes, uma vez que as porções são muito diversas. Em alguns lugares, a porção é tão pequena que é mesmo necessário pedir o secondo piatto - então, nem pensar em dividir. Mas há lugares em que o prato é tão farto que dá para dividir tranquilamente. Como saber? Pode-se tentar perguntar ao garçom, mas o conceito de muita e pouca comida é meio relativo, especialmente na Itália. Eu sempre pedi meu prato em separado, não dividi; se continuasse com fome após o primo piatto, pedia o secondo.

Posso pedir só um prato? - Uma coisa: em alguns desses guias que li, parecia que você era meio que obrigado a comer os dois pratos, como se fosse um tipo de gafe não consumi-los. Se é realmente uma gafe, não sei, mas os restaurantes já estão acostumadíssimos com que as pessoas peçam apenas um prato em vez de a refeição completa. Em alguns casos, os garçons até perguntam se é só isso mesmo, se ninguém quer mais nada; mas, no geral, ninguém fala nada. Em toda minha viagem, se não comia pizza (o que era uma constante, claro), me contentava com um prato de massa (o primo piatto) e olhe lá! Em algumas regiões turísticas, só o primo piatto pode custar 15 euros.

Menu turístico - Se a pessoa quiser ter a experiência de comer a refeição completa, a maioria dos restaurantes tem o que se chama de "menu turístico". O cliente paga um preço fixo - 20 euros, por exemplo - e tem três ou mais pratos para comer. Das opções que encontrei, já vi restaurante com menu de três pratos - massa, carne/peixe/frango e sobremesa; ou massa, carne/peixe/frango e contorno (acompanhamento, tipo batata frita) - e até jantei em um que tinha a refeição de quatro pratos mesmo - antipasto, primo piatto, secondo piatto e sobremesa. Esses menus valem a pena se você estiver com muita fome!

4 comentários:

  1. Seja bem-vinda!

    Estou curiosa pelo seu relato de viagem.
    abs, raquel

    ResponderExcluir
  2. Non ti preocupare... Não é nenhuma gafe comer só o primo piato. Algumas vezes fui a restaurantes com italianos e eles perguntava "primo o secondo". Então, nada anormal. Acho que os quatro são destinados a ocasiões especiais - só fiz isso no Natal.
    Aproveita bem aí. Já tentou um aperitivo?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Para quem sonha em ir à Itália, como eu, será uma ótima 'viagem' acompanhar teu blog.
    bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raquel! Obrigada!

    Érika, pode ser que em Milano seja destinado a ocasiões especiais, mas nos restaurantes fiorentinos vi várias vezes as pessoas comendo o menu completo. Mas, sei lá, podiam ser turistas também, kkkk

    Caren, seja bem-vinda! Vejo que está estudando para ser enóloga, então me lembrei que participei da "cantina aperta" em Montalcino, para uma degustação dos Brunellos produzidos na região. Uma delícia! Quando você for à Itália, tente ir durante o período da "cantina aperta", que só acontece uma vez por ano.

    ResponderExcluir