Google Analytics

domingo, 11 de julho de 2010

Os asiáticos

Estou pra ver um continente que goste mais da Itália do que a Ásia. Os asiáticos invadem o país na época do verão. São quase a maioria dos turistas lá em Firenze, por exemplo - a ponto de vários restaurantes já exibirem seus cardápios em chinês e japonês. Mas os turistas asiáticos não são apenas oriundos desses dois países. Há também muitos viajantes da Indía, Paquistão, Coreia, Filipinas, etc.

No meu curso de italiano, que tinha poucos alunos (mais ou menos de 15 a 20 no total), havia sempre mais de um japonês por lá: entrava aluno, saía aluno, e sempre tinha pelo menos um japonês para representar o país. E as histórias dos estudantes japoneses eram muito parecidas também. Eles chegavam a Firenze sem falar uma palavra de italiano e mal arranhando o inglês, para passar uma temporada de três meses, em média, aprendendo a língua local. Tinha um que iria passar seis meses (!!!) estudando italiano em Firenze. Imagina que sonho!

Entre os turistas asiáticos, podíamos identificar dois tipos bem comuns: os que viajam de excursão, em grupo; e os casais que viajam em lua-de-mel - este úlimos, presença quase constante nas ruas de Firenze. Aliás, há também os que aproveitam e se casam na Itália, pra emendar logo a lua-de-mel. Os casamentos são, quase sempre, extravagantes (e um pouco cafoninhas também). Presenciei dois, e de um tive até que bater uma foto, devido ao inusitado da situação:


Essa foto é de Veneza (como pode-se ver pelo gondoleiro caracterizado), e a cadeira em primeiro plano é justamente da gôndola que levaria a noiva. Achei muito engraçado os tênis coloridos usados pela moça, e resolvi bater a foto. Aliás, os tais tênis não foram notados só por mim; uma senhora, proprietária de uma loja perto de onde a noiva estava se preparando, apontava para os sapatos e dizia, desconsolada: "mas olha só esses sapatos! É o fim do mundo, mesmo..."

P.S.: O outro casamento que vi foi em Firenze mesmo, na praça do Duomo. O casal de noivos passeava pela praça em uma das charretes que costumam ficar por lá, para serem alugadas. Bem breguinha mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário